10/05/2010

A IMPORTÂNCIA DE UMA PLANTA DE LAYOUT

Muitos arquitetos e clientes não dão a devida importância para as plantas com layout do mobiliário. Elas são de extrema importância durante a elaboração de um projeto, pois auxiliam a definir as áreas de circulação, sua utilização e a posição de vários móveis e equipamentos que o cliente, por ventura já possua, e não quer se desfazer na nova casa ou apartamento.

Evidentemente o profissional terá o cuidado de colocar seus móveis nas dimensões reais e fazer alterações de tamanho dos ambientes ainda durante o projeto, isto auxília também no Projeto de Instalações em geral, pois o posicionamento de tomadas e interruptores, dependem totalmente de quais equipamentos serão utilizados naquele ambiente e naquela posição específica.

Caso voce não contrate o arquiteto para elaborar o Projeto de Arquitetura de Interiores (fase onde se determina os acabamentos e detalhamentos de uma obra), será através de um bom layout que será possível entregar sua cozinha para uma loja especializada fornecer armários, ou mesmo "quartos planejados". Só assim correrá menos riscos, pois quando não há referências dadas pelo arquiteto, você terá uma grande chance de gastar muito e ter um ambiente nada prático e funcional como sonhava.

Não vamos esquecer que o investimento em uma casa nova, às vezes, é um só durante toda nossa vida, os custos e o tempo para elaboração de projetos são ínfimos, perante os transtornos de ter gasto mal o seu dinheiro e um tempo normalmente maior, pois invariavelmente há que se refazer os serviços mal feitos, que não agradam ou ainda, que não atendam às necessidades de uso.




2 comentários:

Anônimo disse...

Andava por aqui, a passear. Enquanto finalista do curso de arquitectura saltou-me a atenção perante o seu blog.
É verdade que o sonho de qualquer arquitecto é produzir um render de um belo espaço, vazio. Já um professor meu me disse uma vez que os arquitectos mostram os seus projectos como se uma força superior tivesse varrido a terra e só tivesse sobrevivido o 'cimento'. Tudo o resto: móveis, pessoas, desapareceu! E também é verdade que quando se 'enche' o espaço com mobiliário ou até pessoas o espaço ganha outro sentido. E quem sabe, transforma um espaço 'bonito' num espaço sem qualidade.

Tudo isto para dizer, parabéns pelo seu blog. Fiquei leitora assidua.

Adriana Castanho disse...

Oi Lee
me desculpe não ter visto seu comentário.
Agradeço a consideração e elogios.
Acredito muito no trabalho do arquiteto e busco sempre atender e informar as pessoas de maneira clara e sincera.
A preocupação com o uso de qualquer espaço é prioridade de qualquer projeto de arquitetura, seja ele minimalista, excêntrico ou singular.
Um abraço

ARQUITETURA

Do grego arché — αρχή — significando "primeiro" ou "principal"
e tékton — τέχνη — significando "construção".

Refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.

Penso que...

Não existe preocupação em preservar uma arquitetura atemporal, diante da possibilidade da sua "desconstrução" para fins egofinanceiros (se é que existe essa palavra).

Que se cuidem aqueles que querem acompanhar a velocidade desses tempos, seja ela qual for!